16 de março de 2021

Renda fixa ou imóvel: quais são os benefícios e vantagens de cada um deles?

Investir com inteligência é conhecer os tipos e as vantagens dos investimentos. Dessa forma, você consegue fazer melhores escolhas e aumenta as possibilidades de retorno financeiro. Dentre os modelos de investimentos, a renda fixa e os imóveis são os recomendáveis para quem está começando a investir ou tem um perfil de investimento mais conservador.

Por isso é sobre estes dois investimentos que vamos falar hoje: renda fixa ou imóvel? Quais são as vantagens e os benefícios de cada um deles? Se essa é uma dúvida sua, leia este texto até o final. Conheça agora os benefícios e as vantagens de cada uma deles:

 

Renda fixa

Para começar a investir em renda fixa, não precisa de muito dinheiro. Além disso, essa modalidade de investimento possui maior liquidez do que os imóveis. Poupança, CDB, Tesouro Direto, LCI e LCA são exemplos de investimento em renda fixa.

Segurança

A segurança é uma das vantagens do investimento em renda fixa. Os CDB’s, por exemplo, contam com o Fundo Garantidor de Crédito, o FGC. Esse fundo assegura o investidor em até R$1 milhão por CPF ou CNPJ, a cada período de 4 anos.

Alta liquidez

Dinheiro na mão a qualquer momento que precisar. O investimento em renda fixa é o mais indicado para deixar a sua reserva de emergência. Por isso, investir no Tesouro Direto é uma das opções para quem precisa de liquidez.

Previsibilidade

O investimento em renda fixa possui regras de remuneração definida no momento da aplicação do título. Dessa forma, é possível prever com antecedência quanto você vai receber. Os valores podem ser fixados em taxas mensais ou em índices, como a Selic.

 

Imóveis

Ao investir em imóveis, você pode ter a rentabilidade através dos aluguéis. Você pode se tonar um investidor de imóveis, adquirindo casas, apartamentos, salas comerciais, terrenos, lotes. Confira os benefícios:

Segurança

Assim como em renda fixa, esta é uma vantagem de investir em imóveis. No entanto, a segurança desse modelo de investimento está nos documentos e registros em cartório. Por isso, a posse de um imóvel é permanente, não podendo ser tomada em condições normais.

Valorização

Fazer boas projeções de futuro podem lhe proporcionar um retorno financeiro excelente, sem interferências de estatísticas e números do mercado imobiliário. No entanto, não é comum um imóvel se valorizar no curto prazo. Mas há sempre boas oportunidades no mercado para que isso aconteça.

Rentabilidade

Rentabilidade alta é um dos benefícios de se investir em imóveis. Porém, é preciso escolher bem a região. Não falta demanda para imóveis bem localizados e valorizados. Dessa forma, além da segurança e valorização, você terá a uma maior possibilidade de ganhos.

 

Misture as opções

Como você viu, cada umas das opções, seja renda fixa ou imóvel, possuem suas vantagens. Porém, nada te impede de apostar nas duas modalidades. Assim, você pode fazer um comparativo com base em sua experiência para determinar onde vale a pena investir, dadas as variáveis que citamos.

No mais, busque, pesquise e invista. Investir em imóveis ainda é a melhor opção para o investidor que busca um maior retorno financeiro com segurança.

Leia também um artigo que escrevemos sobre investimentos imobiliários: 5 coisas que te ajudarão a obter mais lucro em investimentos imobiliários.

 

16 de março de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *