24 de fevereiro de 2021

Minimalismo na decoração: transforme ambientes aderindo ao necessário

Uma casa decorada apenas com o básico, sem extravagância, mas sem perder o requinte. O minimalismo é um jeito mais leve e desapegado de ornamentar seu lar. Logo, além de ser um estilo de vida, esse tipo de ambientação também pode ser uma interessante proposta para os cômodos de sua casa. Mas para aderir ao minimalismo na decoração, você precisa entender como transformar os ambientes do jeito certo.

Faça escolhas corretas. Leia este texto e descubra dicas de como o minimalismo pode mudar a decoração do seu imóvel para melhor. Temas como iluminação, móveis e cores, merecem uma atenção especial na hora de decorar, aderindo ao lema: menos é mais.

Menos é mais

Tenha apenas o necessário. Essa é a regra número um do minimalismo. Se você é uma pessoa que gosta de acumular, deve repensar os seus hábitos com esse conceito de decoração. Por isso, comece fazendo uma limpeza.

A ideia é: tudo que não tiver utilidade deve ser vendido ou doado. O visual “clean” do espaço decorado deve prevalecer. Essa mudança também pode te ajudar a se questionar sobre o acúmulo de roupas e acessórios pessoais dentro do seu guarda-roupa.

Iluminação

O ambiente decorado, no minimalismo, precisa ter claridade e ser aconchegante. Por isso, prefira a iluminação natural para os cômodos. A dica é escolher janelas maiores para proporcionar um ambiente mais iluminado durante o dia.

Para o período noturno, opte por lâmpadas led, luminárias e abajures. O conforto dos espaços do seu lar exige uma iluminação sem excessos.

Itens de decoração

Sem exageros por aqui. Nada de encher a casa com objetos que atraiam a atenção. Para manter a simplicidade, evite a poluição visual. A solução nesse caso é o verde. Plantas combinam com o estilo minimalista de decorar, mas claro, sem pesar.

No entanto, há, também, uma outra possibilidade: os quadros de parede. Nesse caso, a escolha pode ser por peças de cores como preto, branco e cinza e, de preferência, com molduras também neutras.

Móveis 

A mobília do imóvel deve ser escolhida de acordo com a função. Se não tem utilidade, descarte. Além dos móveis tradicionais, você pode escolher por alguns que tem dupla funcionalidade, como a cama futon, gerando mais espaço e praticidade.

Características que fazem a diferença. Em decoração, sabe-se que móveis com traços retos provocam uma maior harmonia no ambiente. Por isso, evite as curvas ou mobília com estampa. Para móveis minimalistas, a melhor opção de material é a madeira simples.

Cores

Com o objetivo de deixar a sensação de ambiente limpo e organizado, as cores precisam seguir a mesma ordem. Cores como o branco, bege ou cinza podem ser utilizadas como tons base para as paredes dos cômodos.

Cores mais quentes podem compor os ambientes, desde que usadas sem exageros em itens como almofadas ou pequenos itens.

Como você viu, é possível transformar a sua casa para melhor com uma decoração minimalista. No entanto, o processo de desapego é sempre o maior obstáculo. O excesso tem que ser deixado de lado e, em seu lugar, novos ambientes são criados apenas com o necessário.

Quer saber mais sobre decoração? Então, descubra, também, como decorar usando as cores Pantone 2021.

24 de fevereiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *