25 de novembro de 2020

Parede verde em apartamento: o que é, como fazer, dicas e inspirações

As plantas sempre fizeram parte da composição de ambientes. Porém, ganharam ainda mais força com a decoração natural, tendência nos últimos anos. Atualmente, inclusive, se tornou quase impossível sair e não se deparar com algum vasinho. Eles estão por toda parte: nas varandas e janelas de casas e apartamentos. E é dentro desse aspecto que uma outra tendência que vem ganhando cada vez mais força e espaço nos imóveis: a parede verde em apartamento.

 

Neste post você vai conferir algumas dicas de como fazer uma parede verde em apartamento. Além de conhecer o que é essa tendência de decoração. E ainda, receber algumas inspirações para inseri-la hoje em mesmo no seu espaço. Acompanhe abaixo!

 

parede verde em apartamento

Foto: Reprodução.

 

O que é e como fazer?

Também conhecida como jardim vertical, ela é composta por folhas que vão do chão ao teto, revestindo toda a parede. Visa dar uma nova cara aos cômodos garantindo o destaque que você pretende dar a determinada área. Além de também promover o bem-estar no ambiente como um todo. 

 

O primeiro passo para criar uma parede verde em apartamento é pensar na estrutura em que as plantas estarão distribuídas. Em que parede vai ficar, qual vai ser a orientação e principalmente: o substrato, material responsável por sustentar as raízes.

Para quem não tem tempo ou jeito para seguir com a manutenção das plantas, uma boa alternativa é investir em modelos artificiais. No mercado você já pode encontrar, inclusive, na medida exata que deseja instalar no imóvel. Mas esse não é o único fator para optar por esse modelo, como veremos a seguir. 

Onde colocar?

Definir o local onde a parede verde ou jardim vertical será colocada no apartamento é fundamental para escolher o modelo certo. No caso de áreas internas, plantas naturais têm menos chances de resistir ao tempo sem uma rotina de cuidados. Dentro disso, a sugestão é optar pelo modelo artificial, como já citamos. 

 

Já no caso das varandas e de paredes próximas a ambientes abertos se torna mais fácil cultivar os modelos naturais. Afinal, em muitos desses espaços a iluminação natural e a irrigação até mesmo com a água da chuva se torna mais fácil sem grandes mudanças.

 

parede verde em apartamento

Foto: Reprodução.

 

Cuidados necessários

Por fim, seguindo os pontos que já foram colocados acima, no caso de uma parede verde natural é necessário escolher bem as espécies de plantas. Principalmente dependendo do ambiente em que serão instaladas. 

 

Para evitar o desgaste de espécies mais sensíveis em pouco tempo, o ideal é optar por aquelas que possam se adaptar a condições menos favoráveis, dadas as características do imóvel. Mesmo assim, não considere dispensar a irrigação e a poda das plantas sempre que necessário. 

 

Ademais, no caso dos modelos artificiais, basta manter a limpeza regular das folhas para que o efeito natural e vivo da decoração permaneça por mais tempo.

 

Gostou da novidade? Agora ficou muito mais fácil aplicá-la no seu espaço não é mesmo? Não deixe de conferir outras dicas como essa para sua casa além de algumas curiosidades sobre o universo imobiliário em nosso blog!

 

25 de novembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *